O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
fonte: Portal Iphan
Subindo por uma curta trilha de 80 metros pelo mato mais frondoso. Após essa trilha encontra-se uma caatinga arbórea com uma bela vista de sua entrada, onde é possível imaginar que neste local está o fundo do mar. A vista panorâmica oferece uma imagem ideal para aqueles que desejam apreciar a paisagem.
Depois de uma caminhada de 10 minutos e uma curta subida recomendada para pessoas que conseguem fazer um esforço mínimo. De modo local ocorrem cavidades dissecadas pela ação das águas. O entalhamento do boqueirão serve de leito para cachoeiras que fornecem água nas épocas chuvosas.
Do alto do boqueirão, tem-se uma vista panorâmica espetacular do vale. Geossítio com datação para material lítico e fogueira de 18.600±600 AP no caminho ou na trilha para o fundo do baixão da Pedra Furada.
Pelo alto da chapada para visitar o boqueirão dos Veadinhos Azuis ou pela planície e pelo boqueirão do Paraguaio.
Para quem deseja apreciar essa vista panorâmica é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis.
Informações sobre guias e acesso ao Parque podem ser obtidas no Centro Sócioambiental da ProBrasil Nordeste - ACOSEC:
Tel.: (89) 98129-5893
Email: acosec@probrasil.org
Esse circuito pode ser incrementado, com disposição para fazer uma caminhada, mais longe pelo alto da chapada para visitar o boqueirão dos Veadinhos Azuis ou pelo planície, o boqueirão do Paraguaio.
Na entrada do BPF há uma estrada carroçável, a estrada da direita leva ao circuito do sítio do meio e a estrada da esquerda leva ao centro do visitante que leva a toca do Boqueirão da Pedra Furada. Seguindo a estrada que leva a Escada do Baixão da Pedra Furada, que dá acesso às trilhas da chapada. O Caldeirão dos Rodrigues oferece uma a paisagem incrível. A volta pode ser realizada pelas tocas das descidas da toca dos Canoas. No alto da chapada há escadaria de ferro que permite descer ou subir. A escada se concentra no fundo do baixão da Pedra Furada (Caldeirão dos Rodrigues). A estrada da entrada do BPF da guarita, a trilha da toca do Caldeirão do Rodrigues é um abrigo de arenito localizado na área arqueológica de São Raimundo Nonato, a 4 km ao norte da Pedra Furada. O abrigo superior, descoberto em 1974, foi sondado por Niéde Guidon em 1980 para obter elementos de datação das pinturas da Tradição Nordeste aí encontradas. Vale salientar que o animal mais representativo da parede pintada é a Capivara.
A toca do Caldeirão dos Rodrigues encontra-se cerca de 40 km a nordeste de São Raimundo Nonato, em área de caatinga, hoje incluída no Parque Nacional da Serra da Capivara.
Para quem deseja fazer essa trilha é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis
Os abrigos que compõem o sítio se entalham no arenito de um vale suspenso que constitui o começo do Boqueirão da Pedra Furada.
Próximo a este circuito do Boqueirão da Pedra Furada, subimos a trilha de acesso à vista panorâmica para ver os paredões, inselbergs e vales da Serra da Capivara, onde, segundo o guia Mário, os professores e alunos de cursos e disciplinas de geologia e geografia de diferentes universidades vem conhecer o relevo e as formações geológicas sedimentares que são formadas por conglomerados de seixos de quartzo e rochas como arenito e siltito.
Para quem deseja apreciar essa vista panorâmica é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis.
O sítio Boqueirão da Pedra Furada pode ser visitado à noite, mediante reserva prévia e pagamento de uma taxa.
O acesso ao circuito é feito a partir da guarita situada na BR-020, 7 km após a cidade de Coronel José Dias, no alto da Serra, com acesso final à BR-020. O roteiro feito com as excursões inclui visita aos sítios do Desfiladeiro da Capivara e ao circuito do Boqueirão da Pedra Furada.
Segundo os condutores de visitantes, os sítios visitados no circuito do Desfiladeiro da Capivara são as Tocas do Inferno, do Barro, do Pajaú, do Paraguaio e do Baixão da Vaca – algumas vezes faz-se a trilha acima dessa toca.
Esse circuito fica aproximadamente a 7 km na direção do Norte no Br 020
Para quem deseja realizar esse circuito é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis
A partir da estrada principal desse circuito vai-se, unicamente, a pé, ao Baixão da Vaca, aos Veadinhos Azuis e ao Boqueirão do Paraguaio.
Conglomerado com lentes de arenito grosseiramente estratificadas. Imbricamento de seixos para SW (direção da paleocorrente). Presença de lobos sigmoidais e de estruturas sísmicas. Área de deposição de planícies de lavagem ou barras longitudinais e depósitos de peneiramento indicativo de processos de tração (correntes).
Localizada na Serra da Capivara
Para quem deseja visitar a Toca do Barro é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis
A maior parte das figuras foi desenhada sobre os seixos do conglomerado: animais, figuras humanas e grafismos abstratos. As figuras humanas representam cenas.
É Responsável pela confecção de artigos de cerâmica da Serra da Capivara. O artesanato produzido no Complexo Comercial Serra da Capivara tem se consolidado como cartão de visitas do Piauí na Europa e na América do Norte. São feitos com material próprio da região. Na fabricação, 70% já são encomendados. Os produtos passam por uma temperatura na primeira queima de 800 graus e a segunda é de 1.200 graus com monitoração.
Hoje a fábrica já conta com 45 funcionários..
A fábrica fica localizada na Comunidade Barreirinho, Coronel José Dias-PI.
A Cerâmica Serra da Capivara funciona de domingo a domingo e é um ponto turístico e histórico que faz referência ao PARNA.
Está situada no fundo de um vale afluente do desfiladeiro. Sítio localizado no fundo de um vale com cânion escavado na rocha (Toca do Inferno) de beleza natural expondo um paredão de mais de 50m de arenito e conglomerado. No imaginário popular essa toca é assombrada e ali vive um espírito que aterroriza todos os visitantes/passageiros.
A Toca do Inferno fica aproximadamente a 7 km na direção do Norte no Br 020
Para quem deseja realizar esse circuito é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis
Há uma música misteriosa que vem do fundo dessa caverna, todos os dias, às 12 horas
O geossítio tem a forma natural de um domo arredondado com pinturas no teto datadas de 12 mil anos e presença de fogueira estruturada e ferramentas de pedra lascada. O paredão arenítico (F. Ipu) apresenta processo de desagregação em resposta às condições de extrema aridez. Exposição de um pacote arenítico médio, friável, de espessura considerável, com intercalações de níveis de conglomerado grosseiro em camadas horizontais
Localizado no circuito desfiladeiro da Serra da Capivara
Para quem deseja visitar a Toca da Entrada do Pajaú é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis
Essas pinturas têm cerca de 12 mil anos e representam cenas da vida cotidiana e da vida cerimonial.
Situado na margem de um vale estreito na vertente do desfiladeiro, o paredão de arenito médio com sedimentação cruzada e lobos sigmoidais, resultado da deposição de material em suspensão, e conglomerado grosseiro em camada intercalada, expõe litologias da Formação Ipu. Subordinadamente podem ocorrer níveis pouco espessos de argilito e siltito vermelho a arroxeado, lacustrine, muito endurecidos, nomeadamente na base da sequência
Situada na margem de um vale estreito que fica na vertente direita do Desfiladeiro, esse abrigo, mostra então figuras e composições notáveis por sua narrativa. E na sua base passa por uma torrente de águas pluviais.
Saindo de Coronel José Dias em direção a São João, 7 km de Coronel a guarita BR 020 à esquerda. 2 km da guarita para a toca do pajaú e para a entrada do pajaú, logo a frente temos o estacionamento a direito.
Para quem deseja visitar a Toca do Paraguaio é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis.
Esse sítio apresenta uma forma natural de domo arredondado, semelhante à cúpula de uma capela, o que facilitou o suporte das pinturas pré-históricas.
A rocha, portanto, está sofrendo um processo de desagregação, resultado do agravamento das condições de aridez. A maior parte das pinturas já se perdeu, havendo, diferenças entre os painéis observados pelos pesquisadores em 1970, quando ela foi descoberta, e os atualmente vistos.
As pinturas rupestres possuem cerca de 12 mil anos e representam, portanto, cenas da vida cotidiana e o modo cerimonial, levando em conta, algumas como o conjunto dos dançarinos, que se vê ao lado esquerdo do observador, são marcadas pela leveza do traço e pela graça das figuras.
Paredão com exposição dos intervalos conglomeráticos e areníticos característicos da Formação Ipu. O intervalo arenítico ocorre com estratificação horizontal, presença de estratificações cruzadas acanaladas de baixo ângulo e planares com deposição dos sedimentos associado a um sistema fluvial de baixa sinuosidade e fracamente canalizado do tipo arenoso, entrelaçado. Conglomerado médio a grosseiro, com aproximadamente 80cm de espessura suportado por clastos com acamamento horizontal e levemente imbricados, com blocos e matacões subarredondados de quartzo e quartzito de até 30cm, depositados em ambiente de leitos longitudinais, depósitos residuais e de peneiramento com fluxo de detritos viscosos, laminares ou turbulentos.
A toca do Paraguaio fica localizada no desfiladeiro da Serra da Capivara.
Para quem deseja visitar a Toca do Paraguaio é necessário o acompanhamento de um guia turístico e logo abaixo temos alguns nomes disponíveis
As pinturas estão distribuídas nos dois setores equitativamente, mas com características diferentes em cada um
Este sítio está formado por arenito e conglomerado com um comprimento de 133m e 749 figuras pintadas. Ele faz parte dos sítios de grande tamanho da região. Os blocos caídos compõem distintos espaços que foram diferentemente pintados
(............)
(...................)
A entrada desse circuito faz-se pela guarita localizada a 7km da rodovia BR-020, passando pelo povoado Sítio do Mocó e seguindo para a cidade de Coronel José Dias. No Sítio do Mocó tem um camping, sanitários, churrasqueira, cozinha equipada, energia elétrica, água encanada, tendas e quartos.Nesse circuito, está localizado o centro de visitantes, equipado com lanchonete, auditório com vídeo, exposições temporárias, loja de lembranças, locais especiais para piqueniques. O sítio boqueirão da pedra furada pode ser visitado à noite, mediante reserva prévia e pagamento de uma taxa . Lá se encontra o monumento geológico chamado Arco de Triunfo da Pedra Furada. Por passagem para o vale do baixão das mulheres e ao circuito da chapada, passando pelo alto dos canoas e pelo caldeirão rodrigues. Passeios não recomendados para as pessoas com problemas cardíacos, pulmonares ou fora de forma física
(............)
(...................)
É um sítio arqueológico pré-colonial em formato de abrigo sob-rocha, com as dimensões de 70 metros de comprimento, 22 metros de largura e 75 metros de altura, localizado no topo e seu registro data de 1973. É considerado um dos sítios mais importantes para compreender-se o modo de vida dos primeiros grupos humanos no Brasil, possuindo a presença de ferramentas líticas96, fogueiras de origem antrópica e a prática da arte rupestre no paredão rochoso. Obs: colocar número de pinturas e aguçar a imaginação do visitante
Subindo por uma curta trilha de 80 metros pelo mato, mais frondoso. Após essa trilha encontra-se uma caatinga arbórea, há uma bela vista de sua entrada, onde é possível imaginar que neste local é o fundo do mar, a vista panorâmica oferece uma imagem ideal para aqueles que desejam apreciar a paisagem. Depois de uma caminhada de 10 minutos e uma curta subida recomendada para pessoas que conseguem fazer um esforço mínimo. De modo local ocorrem cavidades dissecadas pela ação das águas. O entalhamento do boqueirão serve de leito para cachoeiras que fornecem água nas épocas invernosas. Do alto do boqueirão tem-se uma vista panorâmica espetacular do vale. Geossítio com datação para material lítico e fogueira de 18.600±600
AP. No caminho ou na trilha para o fundo do baixão da Pedra Furada.
A visitação para este evento,deve ser agendada com até 06:00 hs de antecedência através de um destes nùmeros de telefone abaixo:
(89) 981110.0136 (Regiane)
(89) 981190136 (Cerâmica)
(89) 981190103 (Girleide)
(89) 981222136 (Cozinha do Albergue)
A Igreja São José foi construída por migrantes pernambucanos na região. Fica localizada no centro de Coronel José Dias, são realizados os festejos que vão do dias 10 de março até o dia 19 de março, a festividade é composta por barracas de comida, barracas de leilão que geram renda para a manutenção da igreja. As festividades agregam a comunidade local que se reúne em torno da fé.
Centro da cidade de Coronel José Dias
É portadora da memória dos moradores Zé Roberto e Teresa Neuma
A Bodega fica localizada no centro da cidade de Coronel José Dias - PI e possui arquitetura tradicional. São vendidos itens típicos da região, bem como artigos referentes à agricultura e pecuária local. Foi fundada em 1970 e é administrada por Manoel Dias de França que possui 81 anos de idade e é responsável pelo estabelecimento desde sua fundação, constituindo-se como uma organização familiar em que apresenta como venda produtos como: arroz, milho, farinha e tapioca, gêneros tradicionais do Nordeste em que são consumidos diariamente
Proprietário: Sócrates
Endereço: Centro de Coronel José Dias
Contato: (89) 981082211
Copyright © 2024 Parque Nacional Serra da Capivara – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.